Curta-metragem infantil sobre Fritz Müller
28 de abril de 2024

Curta-metragem infantil sobre Fritz Müller está disponível online

“O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado” aborda a passagem do renomado naturalista pelo município

CLICK HERE for English version

Youtube: https://youtu.be/T8qHQxKrieM

Versões acessíveis:
LIBRAS e Legendas LSE: https://youtu.be/hpc8btaAFow
Audiodescrição: https://youtu.be/i8ZoDuXzQOM

Clique AQUI para acessar pasta para download do filme em HD.

O vídeo é gratuito e pode ser compartilhado e utilizado em apresentações, projeções, websites e redes sociais (para uso não-comercial) – mas sempre deverá atribuir os créditos e citar que foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Crianças vão aprender de maneira simples e divertida a história da expedição científica de Fritz Müller pelo município. A partir deste mês passa a ser disponibilizado o curta-metragem com bonecos de marionetes “O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado”.

Em um emocionante curta-metragem, crianças são convidadas a conhecer o passado através de marionetes, vivenciando a expedição de Fritz Müller em 1868 em Rancho Queimado, baseada em seu próprio relato. Este filme encantador valoriza a história local e revela os segredos da região, desde caminhos pitorescos até a rica flora. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto idealizado pela arquiteta Carolina Nunes busca celebrar a contribuição de Fritz Müller à ciência e inspirar as crianças a explorar o mundo da natureza e da pesquisa científica, tudo isso de maneira lúdica e educativa. O projeto tem o apoio de Humanität, ACAPRENA,  Consulado Honorário Britânico em Santa Catarina, Laboratório de Áudio/FURB e Clube Humboldt do Brasil.

O filme foi lançado em sessão especial na Casa Hercílio Luz, imóvel tombado e equipamento cultural da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto contou ainda com uma palestra gratuita para a população, intitulada: “Fritz Müller e os Caminhos para o Desenvolvimento Regional”. Durante a palestra, foram explorados os momentos marcantes da passagem do ilustre cientista por Rancho Queimado, destacando os trechos significativos de suas observações científicas, ambientais e culturais no município. A apresentação incluiu a visionária proposta de criação do roteiro “Caminhos de Fritz Müller”, inspirada por estudos de caso na Alemanha. Nesse país, roteiros turísticos voltados para valores ambientais e culturais desempenharam um papel crucial no impulsionamento do desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida da população. As referências e propostas compartilhadas durante a palestra derivam da pesquisa aprofundada e da experiência direta de Carolina na Alemanha, onde participou do Bundeskanzler Stipendium da Fundação Alexander von Humboldt, um programa patrocinado pela chancelaria alemã destinado a jovens líderes mundiais. Os Caminhos de Fritz Müller em Santa Catarina são uma proposta e objeto de estudo da ACAPRENA e do Grupo Desterro Fritz Müller. Confira o conceito da proposta AQUI.

Uma marionete de Fritz Müller está sentada num tronco de madeira, escrevendo num caderno.

Sobre Fritz Müller:
Fritz Müller (1822-1897), naturalista teuto-brasileiro, nasceu na Alemanha e graduou-se em filosofia na Universidade de Berlim. Em 1852, mudou-se para o Brasil, tornando-se cidadão brasileiro e residindo em Blumenau e Florianópolis. Pesquisou a fauna de invertebrados e a flora catarinense. Sua notável colaboração com Charles Darwin na teoria da evolução é evidenciada por mais de uma dezena de citações na 6a edição de “A Origem das Espécies” e cerca de noventa referências em obras de Darwin, que o denominou “Príncipe dos Observadores” e com quem trocou mais de cem cartas. Müller também manteve uma vasta correspondência com diversos cientistas do século XIX e publicou mais de duzentos trabalhos sobre suas pesquisas catarinenses. Ele foi homenageado em vida com o título de Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Bonn e Tübingen (Alemanha), bem como, posteriormente, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Blumenau. Seu legado científico é de importância duradoura para a comunidade científica e o Brasil.

Equipe do Projeto:
Coordenação e Produção Executiva: Carolina Viviane Nunes
Direção: Alan Langdon
Roteiro: Alan Langdon, Carolina Viviane Nunes, Priscila Gilinski e Rafael Leandro 
Produção Teatral: Cia Macadame (Priscila Gilinski e Rafael Leandro)
Trilha Sonora Original: Rafael Leandro
Libras e Audiodescrição: Priscila Paris Duarte

Confira fotos, bastidores e atividades do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/fritz.rq

Na imprensa:
NSC Total: Naturalista catarinense que ajudou Darwin vira marionete em divertido curta-metragem, por Ana Carolina Metzger
ND TV: Programa Ver Mais, com Vanessa Moltini

3 bonecos de marionetes estão de costas, observando uma paisagem de araucárias. Um dos bonecos, representando Fritz Müller, observa com luneta.

1 comentário

  1. Lauro Eduardo Bacca abril 29, 2024 1:47   Responder

    Filme maravilhoso e criativo. Mostrou como se pode fazer um bom trabalho na simplicidade! Parabéns Que a Carolina e demais pessoas que se empenharam nessa nobre tarefa!!!
    E que logo sejam implantados em Santa Catarina os CAMINHOS DE FRITZ MÜLLER!!!

Deixe uma resposta