O DEL é o programa de Desenvolvimento Econômico Local, baseado na metodologia iniciada na cidade de Essen (Alemanha). O tema do Fórum de 2019 é “Turismo, saneamento e sustentabilidade”, temas que estão intimamente relacionados com rios e cidades.
Carolina Nunes, arquiteta de ecossistemas urbanos da Humanität, falou sobre “Rios como potenciais turísticos e urbanísticos” em conjunto com o diretor criativo da Glóbulo, Diogo Machado. Carolina trouxe experiências positivas de rios e cidades na Alemanha e Holanda. “A recuperação do rio Emscher (Essen) faz parte de um projeto de desenvolvimento econômico baseado em valores ambientais e sociais. A cidade queria atrair empresas, mas os talentos preferiam morar em Munique, uma cidade conhecida pela qualidade de vida.” – afirma a arquiteta.
Os palestrantes também apresentaram o projeto Criaticidade, mostrando uma forma criativa de aplicar os conceitos nas cidades brasileiras com o case da cidade de Lages.
Confira a entrevista:
Abaixo, confira trecho do release elaborado pela FACISC ou clique aqui para ler o release completo na página original.
O segundo dia do Fórum DEL 2019 começou com a palestra “Rios como potenciais turísticos e urbanísticos, ministrada pela arquiteta e pesquisadora, Carolina Nunes.
Baseada em cases de cidades alemãs, Carolina trouxe para os participantes exemplos da importância e resultados positivos da harmonia entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. “As cidades são o nosso habitat e como queremos viver nelas?”, questionou a profissional que apresentou os exemplos de Essen e Munique que resgataram o rio como protagonista no meio urbano, enfatizando o potencial das cidades de SC para utilizar os rios de diversas formas dentro do cenário urbano, através da renaturalização.
O pesquisador de inovação e criatividade, Diogo Machado, também participou da apresentação expondo o exemplo do projeto de desenvolvimento econômico de Lages que é baseado em valores sociais e busca integrar a comunidade, os recursos naturais e o desenvolvimento econômico. “Precisamos saber o que queremos das cidades e o que desejamos delas no futuro”, declarou.
https://facisc.org.br/noticias/casos-de-desenvolvimento-de-sucesso-sao-apresentados-no-forum-del-2019/