Carolina Nunes apresentará “Caminhos de Fritz Müller” em Congresso Científico Brasil-Alemanha

Carolina Nunes, arquiteta de ecossistemas urbanos da Humanitat, participará de um congresso científico Brasil-Alemanha, que se realizará no Rio de Janeiro de 25 a 27 de setembro. O evento abordará a relevância científica de documentos em língua alemã produzidos no Brasil.

 

Carolina Nunes, uma das palestrantes destacadas do congresso, abordará o tema “Fritz Müller e os Caminhos para o Desenvolvimento Regional”. Fritz Müller, naturalista teuto-brasileiro de notoriedade mundial, conduziu excursões de pesquisa em diversas cidades de Santa Catarina. No âmbito do evento, Carolina apresentará uma proposta singular: a criação do roteiro turístico “Caminhos de Fritz Müller”, uma iniciativa que combina turismo com uma abordagem científica, ambiental e cultural. Durante sua apresentação, a palestrante compartilhará estudos de caso baseados em experiências similares na Alemanha, onde a ressignificação de cidades com base em valores ambientais e culturais está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida.

 

Além de sua participação no congresso, Carolina Nunes também fará um pronunciamento especial na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Os “Caminhos de Fritz Müller” são objeto de estudo do ecologista Lauro Bacca, que participa da ACAPRENA (Associação Catarinense de Preservação da Natureza) e do grupo “Desterro Fritz Müller / Charles Darwin 200 Anos”.

 

Este congresso Brasil-Alemanha ocorrerá em locais distintos no Rio de Janeiro e Niterói, incluindo a Universidade Federal Fluminense e a Biblioteca Nacional. Promete ser um evento enriquecedor para avaliar a relevância científica e o potencial inovador da pesquisa em Humanidades acerca de publicações brasileiras em língua alemã.

 

Um grupo de aproximadamente 25 pessoas está diante de uma placa de madeira que sinaliza os Caminhos de Fritz Müller. O local é um gramado verde com o relevo original do antigo Caminho dos Tropeiros e há árvores ao fundo. A paisagem é bucólica.

Excursão da ACAPRENA visita os “Caminhos de Fritz Müller” em Morro Chato, Rancho Queimado.

 

O ecologista Lauro Bacca aparece ao lado de uma placa de madeira com os dizeres: Caminho dos Tropeiros, estrada por onde Fritz Müller passou a pé e descalço em maio de 1868 "Lageaner Straße". Há ainda na placa a indicação da direção de Florianópolis e Lages.

Ecologista Lauro Bacca e os “Caminhos de Fritz Müller”

Deixe uma resposta